undefined

ATPT - Água da Torneira Para Todos

 

O projeto de Educação Ambiental ATPT – ÁGUA DA TORNEIRA PARA TODOS pretende promover a construção de uma sociedade consciente relativamente à sustentabilidade ambiental, capacitando-a para a alteração de comportamentos que contribuam para o aumento do consumo da água, particularmente a da rede pública. Nesse sentido, o ATPT tem em vista a abrangência de uma população de 1.916.151 habitantes – correspondendo a 49% da Região Norte e a 18% de Portugal -, os quais terão acesso, de forma direcionada, a um conjunto diverso de ações de sensibilização.

 

Objetivos

 

O projeto ATPT, enquanto iniciativa de educação ambiental, segue uma abordagem multidimensional no sentido de maximizar o seu alcance e impacto, quer em termos de público-alvo (passando pela comunidade escolar, municípios, IPSS, ONGs, entidades empresariais e consumidor final), quer em termos de tipologias de ação (participação ativa e passiva do público, sensibilização ambiental, formação e capacitação, ações de ciência participativa e voluntariado ativo). Esta estratégia visa a sensibilização e consciencialização de toda a população no que diz respeito à urgente necessidade de alteração dos seus comportamentos para aquelas que são as práticas de consumo hídrico mais sustentáveis, assegurando o uso eficiente dos recursos hídricos existentes no planeta.

 

De forma mais específica, verifica-se, cada vez mais, a necessidade premente de se apostar na promoção do consumo de água torneira em detrimento do consumo da água engarrafada, para reduzir a pegada ecológica do ser humano. Ambiciona-se, assim, promover o aumento da eficiência no uso e consumo de água, otimizar o consumo de matérias-primas (como o plástico) e de energia, reduzindo a emissão de GEE e contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.



undefined